Skip to main
Tooling Monitoring © Robert Bosch Ltda.

Bosch Power Tools

Reduzindo as manutenções corretivas e melhorando a produtividade.

Excelentes resultados na Bosch Power Tools

A PT é a divisão de ferramentas elétricas (Power Tools) da Bosch. Em 2018, a Bosch PT Brasil, com sede em Campinas, vinha enfrentando problemas com a performance dos moldes de injeção plástica, custos elevados de manutenções, além de quebras ou paradas inesperadas em suas máquinas e ferramentais. Outro problema diagnosticado pela divisão era a falta de informações de qualidade para saber onde realmente atuar para promover melhorias.

Foi então que o Tooling Monitoring começou a ser implementado para monitorar 17 moldes high runner, ou seja, que trabalham com alto grau de estresse, em máquinas da Bosch PT. Uma decisão que se mostrou transformadora em pouquíssimos meses.

A grande virada de chave

A grande virada de chave

O primeiro benefício que o Tooling Monitoring trouxe à Bosch PT foi monitorar não apenas as máquinas, mas sim cada ferramental. Antes, havia um controle de manutenção preventiva via ERP, com o qual as manutenções eram realizadas por tempo e não por ciclos, ou seja, pelo volume de produção real de cada ferramental. Além disso, os dados de manutenção eram apontados manualmente no sistema para serem interpretados posteriormente.

Outro ponto interessante é que não havia um olhar detalhado sobre cada ferramental, mas sim uma visão da média das máquinas em que estes ferramentais trabalham. A implementação da nossa solução foi como um zoom poderoso nesses dados, medindo com precisão a atividade de cada ferramental.

E graças à quantidade, qualidade e relevância dos dados gerados por nossa solução, foi possível mudar a forma como as ferramentas passavam por manutenções. Mas com o Tooling Monitoring foi possível realizar um controle de forma automática do número de ciclos da ferramenta, armazenando essas informações e gerando alertas para manutenções preventivas por uso (número de ciclos) e não mais por tempo, reduzindo significativamente o número de manutenções corretivas.

Essa foi a grande reviravolta do projeto, trazendo precisão e previsibilidade incríveis para a divisão.

Hoje, é possível saber com quantos ciclos uma ferramenta precisa passar por uma manutenção, reduzindo a possibilidade desse ferramental apresentar problemas durante o processo produtivo. Isso traz acuracidade ao processo, maior disponibilidade dos equipamentos, menos quebras ou problemas de qualidade e menores custos com manutenção.

Tudo isso se traduz nos números. Em um ano, graças ao Tooling Monitoring, a Bosch PT Brasil conseguiu reduzir os custos de manutenção corretiva em 56%.

Tooling

Reduziu 56% os custos

de manutenção corretiva graças ao Tooling Monitoring.

Outros benefícios

Essa “virada de chave”, e consequentemente tudo que o Tooling Monitoring proporcionou ao processo de gestão dos ativos da Bosch PT, permitiu que vários outros ganhos surgissem.

Tooling

Exemplos

A Eficácia Geral do Equipamento (OEE) aumenta em 12%

Com o Tooling Monitoring, as perdas de produtividade foram identificadas no nível do ferramental, oferecendo aos times de melhoria uma visão mais profunda de onde atuar.

A produtividade aumentou em 37%

Outro reflexo dessa disponibilidade e efetividade dos equipamentos.

Os defeitos reduzem em 27%

Ou seja, por meio do método otimizado das manutenções preventivas por uso e não mais por tempo, foi possível o aumento da disponibilidade dos ferramentais e a redução dos problemas de qualidade envolvendo a falta de manutenções.

Ganho de 100% do tempo gasto na geração de KPIs

Como os dados do Tooling Monitoring são coletados e armazenados de forma automática, houve um ganho de 100% do tempo gasto na geração de KPIs. O que antes era feito de forma manual, por meio de planilhas, agora é realizado sem perda nenhuma de tempo, permitindo aos trabalhadores dedicar mais tempo na solução de problemas, implementação de melhorias etc.

Uma vida útil 76% maior

E outro ganho expressivo foi na durabilidade do ferramental, ou seja, na quantidade de ciclos trabalhados. Um determinado ferramental que estava programado para durar 1 milhão de ciclos conseguiu trabalhar por aproximadamente 1 milhão e 700 mil ciclos, ou seja, uma vida útil 76% maior. Tudo isso por conta do modelo otimizado de manutenção preventiva, o que faz com que o ferramental esteja sempre com as atividades de conservação em dia.

Retorno de 100% em apenas 5,7 meses

Todos esses números se agrupam de forma mais simplificada no ROI, o retorno sobre o investimento. Em apenas 5,7 meses, menos de um semestre, a Bosch PT retornou 100% do investimento que foi feito para implementar o Tooling Monitoring em seus moldes.

Expansão do projeto

Com o sucesso da iniciativa, a Bosch decidiu expandir o projeto com o Tooling Monitoring. Atualmente, temos uma parceria firmada para implementar nossa solução em 100% dos ferramentais high runner da Bosch Brasil em fornecedores. Outro destaque foi a criação de uma diretriz para que todos os novos ferramentais desenvolvidos pela Bosch já saiam de fábrica com o Tooling Monitoring.

Tooling

Além disso, os times de Compras responsáveis pelos ativos da Bosch em fornecedores adquiriram mais 124 pontos para implementar a solução em ferramentas terceirizadas. Com isso, a Bosch terá aproximadamente 90% do volume dos itens comprados sendo monitorados.

Esse projeto de sucesso com a Bosch PT foi fundamental para dar visibilidade, reconhecimento e segurança de aplicação para o Tooling Monitoring. Além de permitir que a iniciativa fosse expandida para chegar ao mercado externo e assim transformar a produção em empresas de diferentes ramos, em todos os cantos do mundo!

Ficou interessado nas soluções do Tooling?