Por que o Tooling Monitoring da Bosch para obter dados do ferramental?
Fundada em 1886, a Bosch é referência mundial em produção e manutenção.
Hoje, com mais de 400 mil colaboradores e atuação em 60 países, nós temos profundo conhecimento e expertise nos desafios da indústria.
E para contribuir com o desenvolvimento inteligente do setor industrial, nós criamos o Tooling Monitoring.
Mas, antes de explorarmos a solução, queremos trazer para você a importância de gerar, coletar e analisar os dados do ferramental, seja você produtor ou proprietário dos maquinários.
Continue lendo!
Por que analisar os dados do ferramental?
Um levantamento da Aveva mostrou que mais de 8 em cada 10 executivos (84%) dizem que as principais decisões de negócios estão sendo tomadas sem dados completos, visibilidade e insights de suas plantas e ativos.
Contudo, esse não é o único problema! Além das indústrias que tomam decisões sem dados, existem as que geram ou utilizam dados pouco precisos e confiáveis, como no caso das empresas que utilizam o sistema MES.
Segundo estudo da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), 2 em cada 5 empresas têm interesse em aplicar o sistema MES (Manufacturing Execution Systems), enquanto quase 3 em cada 5 já têm um projeto de implementação do MES, que é a ferramenta mais utilizada pela indústria atualmente.
Porém, com o sistema MES, as indústrias têm dados apenas do maquinário, a partir da média dos indicadores de produção dos ferramentais.
Entretanto, com essa média, você não tem dados reveladores e esclarecedores sobre cada ferramental, o que pode fornecer para a sua equipe dados imprecisos e pouco confiáveis.
Isso porque, se a maioria dos ferramentais estiver com bons indicadores de produção, você terá uma média satisfatória sobre a produtividade e eficiência do seu maquinário, porém, estará deixando de promover melhorias aos seus resultados por conta de alguns ferramentais que não estão entregando individualmente.
A análise de dados do maquinário, portanto, oferece um nível de informação bastante inferior em relação à análise de dados do ferramental.
A longo prazo, trabalhando apenas com a análise de dados do maquinário, você pode ter problemas relacionados a paradas, manutenções, desvios de ciclo, reposições, substituições de peças e outros.
Com isso, você pode aumentar seus custos operacionais e de produção, diminuir a produtividade e eficiência da sua produção e da sua equipe, prejudicar seu tempo de entrega e, assim, impactar negativamente a satisfação, retenção e fidelização de seus clientes, trazendo prejuízos financeiros ao negócio.
Por que produtor e proprietário do ferramental devem analisar os dados do ferramental?
A análise de dados do ferramental pode ser colocada em prática com maquinários e ferramentais próprios, terceirizados ou mistos.
Com maquinário e ferramental próprios, você tem dados precisos e confiáveis sobre toda a sua cadeia produtiva, com indicadores de produção assertivos sobre produtividade, eficiência, paradas, manutenções, reposições, substituições, custos de peças e muito mais - tudo em tempo real.
Dessa forma, você aumenta o ciclo de vida do seu maquinário e ferramental, estende o ciclo produtivo e a capacidade produtiva da sua indústria, aumenta seu ROI, faturamento e lucratividade, produzindo e entregando produtos de alta qualidade aos seus clientes, com agilidade e respeito aos prazos de entrega estabelecidos em contrato.
Agora, se você é fornecedor do maquinário e ferramental ou terceiriza a produção, o cenário é outro, mas as vantagens são semelhantes.
Para acompanhar os indicadores qualitativos e quantitativos do seu maquinário, estando ele em outro local, a análise de dados no nível do ferramental é imprescindível, pois só assim é possível monitorar se as regras de produção estão sendo cumpridas.
Até porque, se você não consegue avaliar o processo produtivo da indústria que contratou o seu maquinário, você corre o risco de ter prejuízos inesperados, no caso da indústria contratante solicitar um novo maquinário ou ferramental, bem como a reposição ou substituição de peças antes do prazo médio previsto.
O mesmo vale se você terceiriza a produção! Com a análise de dados do ferramental, é possível saber se a indústria responsável pela produção está seguindo as especificações e exigências estabelecidas em contrato.
Portanto, seja qual for o cenário, a análise de dados do ferramental é a melhor alternativa para que você tenha dados instantâneos, precisos e confiáveis sobre a produção, independentemente se você trabalha com maquinário próprio, se é fornecedor ou terceiriza sua produção.
Veja também: Relatórios de produção: como obter os melhores dados na indústria
E para ter dados do ferramental em tempo real, você pode contar com o Tooling Monitoring da Bosch.
Por que o Tooling Monitoring da Bosch?
Com o Tooling Monitoring, você tem uma solução inovadora para monitoramento do maquinário e ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo computador, tablet ou celular, de qualquer lugar.
O Tooling Monitoring foi desenvolvido pela Bosch para monitorar moldes de injeção e estampos, e isso é feito por meio de um software que possibilita a digitalização de cada ferramental, que pode ser integrado em máquinas, sistemas MES ou por meio de sensores acoplados nos ferramentais.
Com esta solução inovadora da Bosch, é possível gerar KPIs automaticamente, antecipar problemas nos ferramentais, realizar manutenções preventivas no tempo correto, ter informações completas para os ciclos de melhoria e muito mais.
Além da praticidade proporcionada pelo gerenciamento a distância, o Tooling Monitoring permite a realização de inventários online e a determinação, em tempo real, da localização física dos ferramentais, evitando desvios.
O Tooling Monitoring pode ser aplicado nos seguintes segmentos:
■ Automotivo
■ Veículos Comerciais
■ 2 Rodas
■ Industrial
■ Eletrônicos
■ Bens de Consumo
■ Farmácia e Cosméticos
■ Alimentos e Bebidas
■ Outros
Nos seguintes moldes de injeção:
■ Plásticos
■ Borracha
■ Zamac
■ Alumínio (em breve)
E nos seguintes estampos:
■ Corte
■ Dobra
■ Repuxo
Quais os ganhos para a sua indústria?
Em um ano, graças à utilização interna do Tooling Monitoring, a Bosch Power Tools conseguiu:
■ 56% de redução de custos com manutenção corretiva;
■ 12% de aumento do OEE;
■ 37% mais produtividade;
■ 27% menos defeitos internos;
■ 100% de ganho no tempo gasto para geração de KPIs;
■ 71% de aumento da vida útil do ferramental;
■ ROI em apenas 5-7 meses.
Esses ganhos são interessantes para o seu negócio?
Se você procura uma solução completa para o controle de ferramental, o Tooling Monitoring atenderá suas expectativas com conveniência e resultados com um nível de informação sem precedentes.
Clique aqui, acesse nosso site exclusivo para a sua indústria e solicite o contato de um especialista Bosch.