Skip to main
Tooling Monitoring © Robert Bosch Ltda.

Sistema para indústria: por que começar por uma solução para análise de dados?

Sistema para Indústria

Quando falamos em sistema para indústria, estamos nos referindo a uma das principais tecnologias digitais que estão sendo utilizadas pelas indústrias tradicionais em busca de se enquadrarem na Indústria 4.0.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% das indústrias entrevistadas faziam uso de, pelo menos, uma tecnologia digital, incluindo, principalmente, soluções como sistema para indústria.

Pensando nisso, neste artigo, você poderá entender o que é, quais os tipos e porque começar por um sistema para indústria voltado para os dados.

Aproveite a leitura!

O que é um sistema para indústria?

Podemos entender sistema para indústria como uma tecnologia ou um conjunto de tecnologias que ajudam a otimizar e simplificar processos, aumentando a eficiência e a produtividade das empresas industriais.

Essas soluções podem abranger desde softwares específicos para gerenciamento de produção até plataformas integradas de automação e controle de processos produtivos industriais.

O objetivo principal é fornecer ferramentas e recursos para que as indústrias possam alcançar um melhor desempenho em seus processos produtivos, resultando em uma redução de custos e aumento da lucratividade.

E quais os tipos de sistema para indústria? Confira abaixo.

Quais os tipos de sistema para indústria?

Existem diversos tipos de sistema para indústria, cada um com uma função específica. Confira alguns exemplos:

Sistemas de automação

São sistemas que utilizam tecnologias como sensores, controladores e atuadores para automatizar processos industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana e aumentando a eficiência.

Sistemas de gerenciamento de produção

São plataformas que ajudam a monitorar e controlar a produção de uma fábrica ou indústria, desde o planejamento e programação de produção até o controle de estoque e expedição de produtos acabados.

Sistemas de gestão da qualidade

São soluções que permitem monitorar e garantir a qualidade do produto ou serviço, desde a matéria-prima até a entrega final, ajudando a identificar e corrigir problemas de qualidade.

Sistemas de controle de processos

São sistemas que monitoram e controlam variáveis críticas de um processo industrial, como temperatura, pressão e vazão, ajudando a garantir a estabilidade e eficiência do processo.

Sistemas de gestão da manutenção

São soluções que ajudam a gerenciar todo o processo de manutenção industrial, incluindo as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos, aumentando a disponibilidade e a vida útil dos mesmos.

Bom, esses são apenas alguns exemplos de sistema para indústria, mas existem muitos outros tipos de soluções e plataformas que podem ajudar a otimizar processos e aumentar a eficiência de uma empresa industrial.

Entre eles, vamos destacar as soluções de dados. Continue lendo.

Tooling Monitoring

Tooling Monitoring

Por que começar por uma solução de dados?

Diante de tantas opções de sistema para indústria, como ERPs e outros tipos de sistemas de gestão para a indústria, os executivos industriais podem acabar esquecendo das soluções de dados - ou soluções de Big Data.

Leia também: Big Data na Indústria 4.0: mitos e verdades

Mas, antes de investir em sistema para indústria como um ERP, por exemplo, as indústrias deveriam priorizar uma solução de dados que possa gerar, coletar, armazenar e analisar dados e indicadores de produção.

Com relatórios de produção precisos e confiáveis, sendo gerados automaticamente, os executivos industriais obtêm uma maior visibilidade de dados sobre a sua cadeia produtiva, beneficiando, também, a sua cadeia de suprimentos.

Uma solução de dados pode fornecer informações e insights valiosos para evitar paradas não planejadas, desvios de ciclo e outros problemas antes que eles aconteçam, o que é uma grande vantagem competitiva para as indústrias.

Leia mais: Como a análise de dados beneficia a tomada de decisão na indústria

Integrada a um ERP, por exemplo, uma solução de dados pode permitir que as indústrias se adaptem mais rapidamente às mudanças de necessidade, preferência e exigência do mercado, contribuindo, assim, com fornecedores e distribuidores.

A ponta final de priorizar uma solução de dados no momento de escolher um sistema para indústria é o aumento da satisfação do cliente da própria indústria e também dos consumidores finais.

Se você quer dar o primeiro passo para a sua digitalização, começando por um sistema para indústria voltado para os dados, temos uma sugestão. Veja a seguir.

Por que o Tooling Monitoring para obter dados de produção?

O Tooling Monitoring foi desenvolvido pela Bosch para monitorar moldes de injeção e estampos, e isso é feito por meio de um software que possibilita a digitalização de cada ferramental, que pode ser integrado em máquinas, sistemas MES ou por meio de sensores industriais acoplados nos ferramentais.

Com o Tooling Monitoring, você tem uma solução robusta e inovadora para monitoramento do maquinário e ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo computador, tablet ou celular, de qualquer lugar, a qualquer hora.

Com esse potente sistema para indústria, é possível gerar KPIs automaticamente, antecipar problemas nos ferramentais, realizar manutenções preventivas no tempo correto, ter informações completas para os ciclos de melhoria e muito mais.

E além da praticidade proporcionada pelo gerenciamento a distância, o Tooling Monitoring ainda permite a realização de inventários online e a determinação, em tempo real, da localização física dos ferramentais, evitando desvios.

Veja mais: Tooling Monitoring: saiba tudo sobre essa solução inovadora da Bosch

Se você estiver buscando um sistema para indústria confiável e inteligente, o Tooling Monitoring vai atender suas necessidades e superar suas expectativas.

Tooling Monitoring

Tooling Monitoring