Sensores industriais: como transformar dados em melhorias na produção
Os sensores industriais estão na pauta dos executivos industriais, muito por conta de serem componentes essenciais para a transformação digital do setor.
De acordo com estudo da Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC), cerca de 70% das 9,4 mil empresas entrevistadas investiram em novidades tecnológicas em 2021, e 58% pretendem ampliar seus investimentos neste ano de 2023.
Segundo José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), atualmente, há “um ambiente menos adverso, com o investimento tecnológico robusto por parte das indústrias".
Entre esses investimentos, destacam-se os sensores industriais, tecnologias que hoje se mostram como imprescindíveis para indústrias que buscam otimizar a produção através dos dados.
Neste artigo, você vai entender o que são sensores industriais, qual a importância da sensorização para as indústrias, a sua relação com os dados e como o setor industrial pode otimizar a produção através dessas tecnologias.
Aproveite a leitura!
O que são sensores industriais?
Os sensores industriais são dispositivos eletrônicos utilizados em processos produtivos para medir variáveis como temperatura, pressão, umidade, nível, vazão, entre outras.
Mas não só isso. Também existem sensores industriais baseados em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) capazes de identificar indicadores de produção importantes como OEE, MTTR, MTBF, produtividade homem/hora, tempo de inatividade, entre outros.
Leia mais:7 indicadores de produção que a indústria deve obter
Quando combinados à IoT e IA, os sensores industriais se tornam um enorme diferencial competitivo para aIndústria 4.0. Continue lendo!
Qual a importância da sensorização para o setor industrial?
Os sensores industriais fornecem informações precisas e em tempo real para controlar e monitorar os processos produtivos das indústrias, garantindo maior eficiência, qualidade e segurança à produção industrial.
Além disso, os sensores industriais são extremamente importantes para garantir que todo o processo industrial esteja ocorrendo dentro das especificações necessárias para uma produção de qualidade.
Ademais, a utilização de sensores industriais pode trazer uma série de benefícios:
- Redução de custos;
- Diminuição de erros e falhas;
- Aumento da produtividade industrial;
- Melhoria da segurança do trabalho;
- Redução do impacto ao meio ambiente;
- Entre outros.
Por fim, a sensorização é fundamental para o aumento da competitividade das indústrias e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, incluindo seus colaboradores, fornecedores, distribuidores e consumidores finais.
E qual o papel dos dados em relação à sensorização?
Qual a relação entre a sensorização e os dados de produção?
Quando integrados a sistemas de automação, monitoramento e controle, os sensores industriais permitem a tomada de decisões de forma rápida e precisa, com base nos dados coletados.
Com dados sendo gerados, coletados e analisados em tempo real, os executivos industriais e as indústrias podem se antecipar a problemas, como paradas não planejadas, por exemplo, e obter uma vantagem competitiva.
Neste sentido, os sensores industriais são uma “carta na manga” para que as empresas industriais obtenham dados mais assertivos sobre a produção, contribuindo, assim, para o aumento da personalização e flexibilidade produtiva.
Através da sensorização, as indústrias conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças de demanda, necessidade e preferência do mercado e dos clientes, tornando mais inteligente toda a cadeia de suprimentos.
Mas como aumentar a eficiência e a qualidade da produção através da utilização de sensores industriais?
Como otimizar a produção com o uso de sensores industriais?
Bom, agora que você já sabe o que são sensores industriais, sua importância e relação com os dados, chegou a hora da prática.
Saiba como a sua indústria pode se valer da sensorização para otimizar a produção. Confira nosso passo a passo:
Conte com a tecnologia
O primeiro passo é buscar um parceiro que seja referência em sensorização e capaz de entregar uma solução robusta para o monitoramento da sua produção, chegando ao nível de detalhe do ferramental.
Crie uma cultura data driven
O segundo passo é mostrar a importância dos sensores industriais e dos dados para a otimização da produção, criando uma mentalidade data driven em toda a empresa, da linha de produção à gestão.
Oriente sua equipe para os dados
O terceiro passo é orientar e capacitar sua equipe para que todos estejam aptos a coletar, analisar e transformar os dados de produção em insights que se traduzam em ações de melhoria contínua.
Democratize o acesso à informação
O quarto passo vai na mesma linha do anterior. De nada adianta obter informações valiosas sobre a sua produção se elas não puderem ser acessadas por todos. Portanto, garanta que os principais interessados tenham visibilidade de dados e inclua todos na sua estratégia de melhoria de otimização industrial.
Promova mudanças e acompanhe
E agora que você possui os dados necessários, é o momento de utilizar essas informações para realizar ajustes e modificações nos processos produtivos. Confie nos dados coletados e na sua equipe para conduzir testes e implementar melhorias visando melhorar seus indicadores de produção.
Otimize e escale sua estratégia
Por fim, com os resultados e comparações em mãos, é o momento de aprimorar a estratégia e definir os próximos passos para garantir a melhoria constante das suas operações e de toda a produção, o que vai beneficiar também toda a sua cadeia produtiva e cadeia de valor.
É isso! Siga este passo a passo para aproveitar todos os benefícios que os sensores industriais podem oferecer à sua indústria.
E se você estiver procurando uma solução completa para análise de dados do ferramental, o Tooling Monitoring atenderá suas expectativas com conveniência e resultados a um nível de informação sem precedentes.