Skip to main
Tooling Monitoring © Robert Bosch Ltda.

Processos produtivos industriais: como obter dados de alto valor agregado

processos produtivos

Os processos produtivos industriais são todos aqueles que fazem parte da cadeia produtiva de uma indústria, desde a extração da matéria-prima e sua transformação em insumo até a distribuição do produto.

Em cada uma das etapas desses processos produtivos, diversos dados são gerados, referentes aos indicadores de produção da indústria.

A grande dificuldade das fábricas inteligentes da Indústria 4.0 que conseguem obter dados da sua produção é demonstrar o valor agregado dessas informações, simplificando sua disponibilização, visualização e apresentação.

A seguir, continuaremos falando sobre algumas dificuldades que você pode estar enfrentando para obter dados dos seus processos produtivos.

Os desafios da obtenção de dados dos processos produtivos

Durante os processos produtivos, o seu negócio pode enfrentar desafios que vão gerar alguns questionamentos.

Abaixo, listamos as perguntas que você precisa responder para ter sucesso na sua estratégia focada nos dados.

Aproveite também dicas para superar obstáculos intrínsecos à corrida pela organização de todas as informações relacionadas à sua produção. Confira:

Como os dados são coletados?

Essa é a primeira pergunta que você deve responder. Os dados dos seus processos produtivos são coletados via sistema MES? Aliás, você coleta dados? Vale lembrar que o MES coleta dados apenas do maquinário, o que não é o ideal se você quiser dados precisos e confiáveis a nível do ferramental.

Onde os dados são armazenados?

Os seus dados são armazenados na nuvem? Você tem um data center? Você trabalha com armazenamento próprio ou terceirizado? Destacamos que a terceirização pode ser uma boa opção para reduzir custos com infraestrutura e pessoal.

Existem ferramentas de backup?

Em caso de incidentes, você conta com ferramentas de recuperação de dados? Se não, você precisa resolver isso. O seu negócio precisa se prevenir de perda, roubo ou extravio de dados com um backup instantâneo que garanta a integridade de suas informações.

Existe interferência humana no processo?

O ideal é que não exista para evitar falhas e erros humanos. Por isso, contar com soluções que possam entregar um alto nível de automação industrial é essencial para reduzir tarefas manuais e repetitivas e, assim, liberar suas equipes para atividades mais estratégicas.

Qual a periodicidade de atualização dos dados nos sistemas?

Se existe interferência humana nos seus processos de organização e visibilidade de dados, isso significa que a atualização dos sistemas não é feita de forma instantânea. O ideal é contar com soluções que ofereçam dados em tempo real, o que vai agilizar e aumentar a acurácia das suas tomadas de decisões.

Como os dados são organizados e tratados?

Você consegue gerar relatórios sobre os seus processos produtivos? Se você não organiza, segmenta e trata seus dados de produção, é como se eles não existissem. O ideal é contar com uma solução que gere relatórios automáticos para que possam ser transformados em insights para as suas equipes.

Os dados gerados se transformam em insights e ações?

Com os dados em mãos, você vai precisar de soluções que possam entender e definir padrões, transformando os números em insights e ações para promover mudanças significativas nos seus processos produtivos.

Mas quais indicadores vão demonstrar o valor agregado dos dados para os seus processos produtivos? Continue lendo!

Tooling Monitoring

Tooling Monitoring

Os dados de maior valor agregado da indústria

Quando falamos em valor agregado, estamos nos referindo a:

  • Atividades que se transformam em produtos que o cliente deseja;
  • Atividades necessárias, mas que não contribuem para o lucro;
  • Atividades que geram desperdício e precisam ser eliminadas.

Após identificar quais atividades dos seus processos geram valor agregado, quais são necessárias, mas não geram lucro e quais geram desperdício, você precisa focar nos dados dos seus principais indicadores de produção.

E, para isso, é imprescindível que você conte com uma solução robusta e confiável para a visibilidade de dados não apenas do seu maquinário, mas também do ferramental.

A análise de dados do ferramental é muito mais reveladora, esclarecedora e assertiva, pois fornece dados individuais sobre cada ferramental, entregando insights confiáveis sobre toda a sua produção, sem deixar gargalos, monitorando todo o seu maquinário.

Dito isso, confira em quais indicadores você deve focar para demonstrar o valor agregado do dados para os seus processos produtivos:

OEE

O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é o indicador mais utilizado pela indústria para gerenciar a efetividade da produção e, com a geração e análise de dados do maquinário e também do ferramental, as empresas obtêm informações ainda mais detalhadas, aumentando a eficiência e produtividade geral.

Produção por ciclo

Por meio dos dashboards de ciclo, é possível avaliar o tempo de produção e ciclo, identificando se existem variações que impactam a entrega. Com esses insights, o Operador ou Engenheiro de Produção pode tomar as ações necessárias para otimizar os processos produtivos.

Paradas não planejadas

Caso o maquinário pare sem estar previamente programado ou parametrizado, é disparado um aviso e registrada a parada nos indicadores de produção para que todos os envolvidos no processo tenham conhecimento para agir de forma rápida, prevenindo a perda de agilidade dos processos produtivos.

Paradas obrigatórias

Com as regras de produção pré-estabelecidas, é possível prever as paradas obrigatórias para manutenções preventivas e eventuais reposições ou trocas de peças, o que traz previsibilidade, alinhamento de expectativas e refinamento para toda a produção.

Manutenções preventivas

Com o aviso e acompanhamento de manutenções programadas, custos invisíveis ou não previstos são evitados, o que colabora com a previsibilidade e rentabilidade de toda a cadeia produtiva.

Reposição ou substituição de peças

Com a parametrização do sistema, é possível visualizar o momento exato para repor ou substituir as peças do maquinário ou ferramental, sendo possível realizar a medição de peças por ciclo, velocidade e tempo de produção.

Custo das peças x capacidade produtiva

Com a análise de dados no nível do maquinário e ferramental, as indústrias conseguem avaliar o custo de cada peça produzida e também a capacidade produtiva do maquinário e do ferramental, calculando, assim, o retorno sobre o investimento (ROI) e a lucratividade da produção.

A evolução dos dados de produção: Tooling Monitoring

O Tooling Monitoring é uma solução especialmente desenvolvida pela Bosch para o monitoramento do seu maquinário e ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com dados em tempo real.

Se você busca otimizar seus processos produtivos com dados de alto valor agregado, o Tooling Monitoring vai atender às suas expectativas.

Acesse o site, saiba mais sobre o Tooling Monitoring e solicite o contato de um especialista Bosch.

Agradecemos sua leitura. Até breve!

Tooling Monitoring

Tooling Monitoring