Gestão de fornecedores na indústria automobilística
Passo a passo para a gestão de fornecedores na indústria automobilística
A gestão de fornecedores ganhou ainda mais importância durante a pandemia, quando as empresas se viram em dificuldade para obter matéria-prima e insumos para continuar produzindo e atendendo seus clientes.
A escassez de peças e semicondutores, por exemplo, afetou drasticamente o setor automobilístico.
O cenário atual do setor automobilístico brasileiro
Segundo pesquisa da consultoria britânica GlobalData, o mercado de automóveis brasileiro deve ficar abaixo de 2 milhões de unidades vendidas em 2022.
Em 2021, foram vendidos um total de 1.974.431 veículos, conforme revela levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Porém, mesmo vendendo menos do que era esperado, a indústria não deve perder faturamento, porque a produção está se deslocando para segmentos de maior valor agregado, como no caso de picapes e SUVs.
De acordo com a consultoria, o preço médio dos automóveis subiu de R$ 87 mil, em 2019 (antes da pandemia), para R$ 144 mil em 2022 - alta de 65%.
As projeções mostram que, em 2024, os SUVs deverão superar a marca de 1 milhão de unidades vendidas, assumindo, assim, a liderança de vendas.
No começo de 2022, a expectativa da indústria automobilística era de que as vendas de veículos aumentassem 8,5% este ano, para 2,3 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) sempre defendeu que o primeiro trimestre seria de retração, com melhoria a partir de então.
Em parte, a teoria se confirmou, mas a retomada parece não ter sido tão forte quanto a esperada pela entidade.
Por isso, a organização divulgou a nova expectativa de que o mercado vai crescer apenas 1% na comparação com 2021, para 2,14 milhões de emplacamentos.
Ou seja, mesmo não alcançando o crescimento esperado, espera-se um cenário de estabilidade na indústria automobilística brasileira.
E para garantir a retomada nos próximos anos, o setor automotivo deve ter um olhar atento à gestão de fornecedores para ser cada vez mais produtiva e eficiente.
O conceito de gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores refere-se aos processos que os setores de compras das empresas precisam desenvolver para efetuar compras e promover um bom relacionamento com seus parceiros.
O setor de compras moderno, conhecido como compras 4.0, tem se apoiado na tecnologia para fazer uma boa gestão de fornecedores, de modo que a produção não seja prejudicada pela falta de matéria-prima e insumo, principalmente.
Nesse sentido, a gestão de fornecedores também é um processo que pode ser colocado em prática para que as empresas encontrem novos parceiros que possam fornecer as fontes necessárias para uma produção cada vez mais ágil, eficiente e flexível, capaz de se adaptar às mudanças de mercado e necessidades do cliente.
A importância da gestão de fornecedores no setor automobilístico
Uma boa gestão de fornecedores é essencial para minimizar os problemas que podem afetar a cadeia de suprimentos do setor automobilístico.
Como citamos anteriormente, durante a pandemia, as montadoras foram extremamente afetadas, principalmente pela falta de semicondutores, presentes na maioria dos veículos automotores modernos.
É claro, a pandemia foi um cenário atípico, mas o mesmo pode acontecer caso uma indústria automobilística não preste atenção na sua gestão de fornecedores.
Imagine uma indústria que tem apenas um fornecedor de semicondutores e, repentinamente, esse fornecedor para de produzir especificamente o chip que a indústria comprava e utilizava em seus automotores.
Inevitavelmente, essa indústria teria que procurar outro fornecedor para evitar a interrupção da sua linha de produção, o que poderia acarretar em um prejuízo financeiro, causado pelo atraso ou pela impossibilidade de entregar o produto final ao cliente, gerando insatisfação e manchando a imagem da empresa.
Para evitar esse tipo de problema, a indústria automobilística vem dando cada vez mais atenção à gestão de fornecedores e a importância da colaboração entre as empresas, beneficiando, com isso, a cadeia de suprimentos, a cadeia produtiva e a cadeia de valor.
Mas como fazer uma boa gestão de fornecedores, favorecendo não apenas o seu negócio, mas também outras empresas do setor? Continue lendo!
O passo a passo para uma boa gestão de fornecedores na indústria automobilística
Saiba como ter uma gestão de fornecedores colaborativa que promova o desenvolvimento econômico de todo o ecossistema automobilístico e da sociedade como um todo. Confira nossas dicas:
Estabeleça parcerias, não apenas contratos
Ao invés de firmar contratos, estabeleça parcerias sólidas e de longo prazo através de relações de confiança entre o seu negócio e seus fornecedores, com o objetivo de impulsionar o crescimento de ambas as empresas e do setor em geral.
Avalie a reputação dos seus fornecedores
Prefira fornecedores bem avaliados que tenham credibilidade ilibada e boa imagem perante o mercado, clientes empresariais e clientes finais, contribuindo, dessa forma, para a boa reputação também da sua marca.
Considere o prazo de entrega estipulado
Na hora de procurar, selecionar e definir seus fornecedores, considere a sua posição geográfica em relação a eles e o prazo de entrega prometido e estipulado em contrato para garantir entregas de matéria-prima e insumos na data correta.
Cuide do controle e gestão de estoque
Atente-se ao controle e gestão de estoque, prevendo sempre datas sazonais a fim de evitar que o estoque fique desabastecido ou com uma quantidade desnecessária de matéria-prima e insumos.
Adote uma produção inteligente
Praticar uma produção inteligente significa utilizar de maneira consciente a matéria-prima e os insumos que você tem em estoque, dando dinamismo à sua cadeia de suprimentos e cadeia produtiva, evitando sobras e desperdícios.
Promova a colaboração
Faça parte de uma rede colaborativa que incentive a troca de experiências, o diálogo e a realização de novos negócios entre empresas do seu setor, contribuindo para o desenvolvimento de todo o ecossistema.
Lembre-se: quanto mais fornecedores e parceiros você tiver, mais opções de matéria-prima e insumos a sua indústria terá para bem atender seus clientes.
Invista em tecnologia
Investir nas tecnologias da chamada Indústria 4.0 é essencial para uma boa gestão de fornecedores. E quando falamos nesse conceito, podemos citar a Internet das Coisas (IoT) a partir da sensorização, a Inteligência Artificial (IA) integrada aos sistemas de manufatura, o uso do Big Data para obtenção de dados, da computação em nuvem para visibilidade de dados em tempo real etc.
Aposte em tecnologias que podem proporcionar a digitalização da sua gestão de fornecedores e uma maior automação industrial, do chão de fábrica à gestão, alcançando também o setor de compras, estoque e logística, imprescindíveis para a cadeia de suprimentos e toda a cadeia produtiva.
Confie nos dados
Aposte em tecnologias que possam fornecer ao seu negócio dados precisos, confiáveis e em tempo real sobre cada etapa e processo da sua cadeia de suprimentos e também de toda a sua cadeia produtiva, pois isso vai beneficiar também a sua gestão de fornecedores e todo o ecossistema.
Tooling Monitoring: a evolução do setor automobilístico pelos dados
Com o Tooling Monitoring da Bosch, você tem uma solução inovadora para monitoramento do ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo computador, tablet ou celular, de qualquer lugar, em tempo real.
Otimize seus processos produtivos com dados assertivos vindo direto do ferramental e otimize toda a sua cadeia produtiva e cadeia de suprimentos, beneficiando também a sua gestão de fornecedores.
Clique aqui, acesse o site exclusivo do Tooling Monitoring e entenda melhor como podemos ajudar a sua indústria automobilística.