Digitalização industrial: como chegar ao nível de monitoramento do ferramental
A digitalização industrial deixou de ser uma opção e passou a ser um fator de sobrevivência em um setor cada vez mais competitivo como o da indústria.
Para se destacar, as empresas industriais não estão medindo esforços em tecnologia e inovação, no sentido de sair na frente da concorrência e atender bem um mercado cada vez mais exigente.
Neste cenário, fábricas pelo Brasil e pelo Mundo estão destinando boa parte de seus orçamentos para a digitalização industrial, o que podemos considerar como o primeiro passo para a transformação digital da indústria.
Segundo a pesquisa “Voice of the Industry: Digital Survey”, 50% das empresas planejam investir em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e ferramentas de automação da produção.
Neste artigo, você vai saber o que é digitalização industrial, quais as vantagens, os desafios e como a sua indústria pode iniciar esse processo com a ajuda da tecnologia.
Aproveite a leitura!
O que é digitalização industrial?
A digitalização industrial refere-se à aplicação de tecnologias digitais para transformar a forma como as indústrias produzem e gerenciam suas operações.
Em outras palavras, a digitalização industrial envolve a adoção de tecnologias como IA, IoT, Big Data e Computação em Nuvem para automatizar e otimizar a produção e os processos produtivos - alguns dos maiores desejos da Indústria 4.0.
Mas como a digitalização industrial beneficia as empresas do setor? Confira abaixo.
Quais as vantagens da digitalização industrial para o setor?
Confira algumas das vantagens obtidas por indústrias que tomam a decisão inteligente de se digitalizar:
Maior eficiência operacional
As tecnologias digitais podem ajudar a otimizar a produção e os processos produtivos industriais, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a produtividade dos maquinários, ferramentais e colaboradores.
Melhoria da qualidade dos produtos
A digitalização industrial permite que as empresas monitorem e controlem seus processos de produção em tempo real, o que pode levar a produtos de melhor qualidade e menor desperdício.
Redução de custos operacionais
As tecnologias digitais podem ajudar a reduzir os custos operacionais por meio da automação de processos, redução de retrabalho e diminuição do tempo de inatividade das máquinas.
Maior flexibilidade produtiva
A digitalização industrial pode permitir que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas, necessidades e preferências do mercado e às exigências dos clientes, cada dia mais repentinas.
Aumento da segurança do trabalho
A digitalização industrial também pode ajudar a aumentar a segurança das instalações industriais, monitorando os processos e detectando problemas de segurança do trabalho antes que ocorram acidentes.
Menor impacto ambiental
Por fim, as tecnologias digitais podem ajudar a reduzir o consumo de energia, matéria-prima e insumos, tornando as operações industriais mais sustentáveis e ecologicamente corretas.
Porém, para aproveitar essas vantagens, as indústrias costumam enfrentar alguns desafios. Continue lendo.
Quais os desafios para alcançar a digitalização industrial?
Conheça algumas das barreiras encontradas pelas indústrias na busca pela digitalização industrial e veja se você se identifica com algumas delas:
Investimento inicial elevado
Muitas vezes, a digitalização industrial requer um investimento inicial bastante significativo em tecnologia e infraestrutura, o que pode ser difícil para muitas empresas, principalmente para as de pequeno e médio porte.
Falta de conhecimento técnico
Muitas empresas industriais podem não ter a expertise técnica necessária para implementar e gerenciar tecnologias digitais, o que pode levar a desafios na hora de adotar essas soluções.
Integração com sistemas legados
A integração de tecnologias digitais com sistemas legados pode ser um desafio, pois pode exigir a atualização de sistemas existentes ou a migração para novas plataformas na nuvem.
Resistência cultural
A resistência à mudança pode ser um obstáculo para a digitalização industrial, especialmente entre líderes e colaboradores em geral que estão acostumados com processos tradicionais.
Segurança cibernética
Outro desafio da digitalização industrial é que ela pode aumentar o risco de ciberataques, portanto, as empresas devem investir em medidas de segurança cibernética para proteger seus dados e sistemas.
Para superar esses obstáculos e alcançar a digitalização industrial, as empresas podem e devem contar com a tecnologia. Veja a seguir.
Como superar esses desafios através da tecnologia?
Para obter dados precisos e transformá-los em insights valiosos, as indústrias devem ir além do maquinário e chegar ao nível de análise de dados do ferramental.
Só assim a sua indústria terá dados fidedignos sobre maquinário, ferramental e todo o processo produtivo.
Com dados saindo do ferramental direto para uma plataforma na nuvem integrada ao seu ERP, sem interferência humana e podendo ser acessados pelo celular, tablet ou computador, você obtém insights valiosos sobre toda a sua cadeia produtiva, a um nível de detalhe sem precedentes.
A partir da implementação da plataforma e configuração de regras de produção previamente estabelecidas, a sua indústria obtém indicadores-chave sobre toda a sua cadeia produtiva.
E esse é o primeiro passo para a sua digitalização industrial.
Digitalize sua indústria com o Tooling Monitoring
Para facilitar a sua digitalização industrial, você pode contar com o Tooling Monitoring, uma solução robusta e inovadora da Bosch para monitoramento do ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo computador, notebook, tablet ou celular, de qualquer lugar, a qualquer hora.
Leia mais: Por que o Tooling Monitoring para obter dados do ferramental?
- Quer saber mais? Clique aqui, saiba mais e solicite o contato de um Especialista Bosch para que, juntos, possamos entender suas dores até chegar em uma solução personalizada e exclusiva para a digitalização industrial do seu negócio.