Big Data na Indústria 4.0: mitos e verdades.
Quando se fala em Big Data na Indústria 4.0, a imaginação das pessoas vai longe.
Muitos pensam que Big Data é algo extremamente complexo e caro. E o mesmo vale para o termo Indústria 4.0, que ganhou muita popularidade nos últimos anos.
Neste artigo, você vai saber o que é Big Data, o que é Indústria 4.0, a relação entre esses termos, além dos mitos e verdades acerca desses conceitos.
Confira também como aplicar o Big Data na Indústria 4.0 para otimizar seus processos produtivos, com relatórios de produção precisos e confiáveis, sustentados por dados assertivos sobre a sua produção.
O que é Big Data?
Apesar de existirem diversas definições, podemos dizer que Big Data é um conjunto de dados sobre determinada empresa ou assunto, que pode ser acessado, coletado e analisado online, pela nuvem.
O YouTube e o Wikipedia, por exemplo, podem ser considerados como ferramentas Big Data, já que ambos reúnem conteúdos diversos, sejam visuais ou textuais.
Nesse sentido, vale destacar que Big Data pode ser todas as informações que uma empresa detém sobre seus processos, produtos, serviços, clientes, fornecedores e parceiros.
Todos esses dados juntos, organizados e analisados, podem se transformar em insights para melhores tomadas de decisões, com o objetivo de otimizar as operações do negócio de ponta a ponta.
O que é Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 veio para atender às mudanças e demandas da Quarta Revolução Industrial, por meio de tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e diversas outras, com o objetivo de solucionar problemas para as empresas e seus clientes, beneficiando, assim, toda a sociedade.
De forma resumida, podemos dizer que a grande finalidade da Indústria 4.0 é permitir que as empresas façam mais e melhor, com maior retorno e menos recursos, possibilitando que as organizações gerem novos negócios e receitas, contribuindo com o desenvolvimento econômico, sem prejudicar o meio ambiente.
No setor industrial, a Indústria 4.0 se caracteriza pelo aumento da complexidade dos negócios, o que elevou a necessidade de integrar áreas, sistemas e processos, o que só é possível a partir da tecnologia.
Mas qual é a relação entre Big Data e Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 pode se aproveitar do Big Data para otimizar seus processos produtivos industriais e também toda a sua cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima e transformação em insumo até a distribuição do produto.
Com dados precisos e confiáveis, as indústrias podem obter indicadores de produção como OEE, produção por ciclo, paradas não planejadas, paradas obrigatórias, manutenções preventivas, reposições ou substituições de peças, custo das peças x capacidade produtiva, entre outros.
Com todos esses dados sendo gerados sem interferência humana, em tempo real, podendo ser acessados pelo computador, tablet ou celular, os operadores, engenheiros e gestores das indústrias podem tomar as melhores decisões para uma produção cada vez mais eficiente e flexível.
Assim, a indústria consegue oferecer produtos e serviços personalizados, de acordo com as necessidades e preferências de seus clientes, reduzindo custos operacionais e desperdícios, melhorando a produtividade, qualidade e prazo de entrega, sem prejudicar o meio ambiente.
Quais os mitos e verdades sobre o Big Data na Indústria 4.0?
Agora que você conhece os conceitos, veja o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.
Mito: alto custo
Quando se fala em Big Data na Indústria 4.0, o custo é a principal preocupação. Porém, existem no mercado soluções com pagamento facilitado, em real, com condições interessantes, seja qual for o seu budget.
Verdade: você pode personalizar para o seu negócio
Para utilizar o Big Data na Indústria 4.0, você pode procurar por soluções que atendam às suas necessidades, de acordo com o porte do seu negócio e o orçamento que tem disponível para investir.
Mito: acessível apenas para grandes empresas
Você não precisa ser uma empresa multinacional para aproveitar o Big Data. Com soluções simples, porém inovadoras e acessíveis, é possível fazer o melhor uso dos dados para aumentar a produtividade e eficiência da sua indústria.
Verdade: qualquer empresa pode contar com a tecnologia
Seja qual for o tamanho do seu negócio, você pode coletar, organizar e analisar dados para evoluir sua automação industrial, reduzindo custos operacionais, além de gerar novos negócios para a sua empresa.
Mito: provocará o aumento do desemprego
Quando a Indústria 4.0 surgiu, muitos pensavam que o desemprego aumentaria em decorrência da automação de processos. Contudo, as empresas que souberam fazer o uso correto da tecnologia foram na contramão dessa previsão.
Verdade: cria novas oportunidades
O Big Data na Indústria 4.0 cria novas oportunidades para profissionais de dados, além de abrir vagas para pessoas interessadas no conceito data driven, sem falar da realocação de posições para atividades mais estratégicas.
Mito: reduz a margem de lucro
Esse mito se relaciona com o primeiro, referente ao custo. Por acharem que as tecnologias das Indústria 4.0 são caras, as pessoas pensam que o Big Data reduz a margem de lucro das empresas, mas não é bem assim.
Verdade: reduz custos e aumenta a lucratividade
Com dados precisos e confiáveis sobre estoque, produção, entrega e muito mais, as empresas conseguem reduzir custos e aumentar a lucratividade, fazendo mais com menos e em menos tempo, com menor impacto ambiental.
Como aplicar o Big Data na Indústria 4.0?
Com o Tooling Monitoring da Bosch, você tem uma solução inovadora para monitoramento do seu maquinário e ferramental, 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo computador, tablet ou celular, de qualquer lugar.
O Tooling Monitoring foi desenvolvido pela Bosch para monitorar moldes de injeção e estampos, e isso é feito por meio de um software que possibilita a digitalização de cada ferramental, que pode ser integrado em máquinas, sistemas MES ou por meio de sensores acoplados nos ferramentais.
Com esta solução inovadora da Bosch, é possível gerar KPIs automaticamente, antecipar problemas nos ferramentais, realizar manutenções preventivas no tempo correto, ter informações completas para os ciclos de melhoria e muito mais.
Além da praticidade proporcionada pelo gerenciamento a distância, o Tooling Monitoring ainda permite a realização de inventários online e a determinação, em tempo real, da localização física dos ferramentais, evitando desvios.
Se você procura uma solução completa para o controle do seu maquinário e ferramental, o Tooling Monitoring atenderá suas expectativas com conveniência e resultados a um nível de informação sem precedentes.
Clique aqui, acesse o site e fale com um especialista para entrar na era do Big Data na Indústria 4.0 com o Tooling Monitoring da Bosch.
Agradecemos sua leitura. Até breve!